Regras do Concurso Cosplay do Festival do Japão

Este regulamento visa proporcionar que o concurso cosplay seja realizado assegurando condições de igualdade a todos os seus participantes inscritos, qualquer dúvida em relação às regras, envie um email para cosfantasy@gmail.com.

1 - INTRODUÇÃO

O concurso acontecerá dentro do evento Festival do Japão, na categoria desfile

Será da responsabilidade de nossa organização e dos coordenadores e juízes do concurso cosplay o cumprimento destas regras aqui descritas.

ATENÇÃO:

É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE IMAGEM DE REFERÊNCIA COLORIDA - frente e se possível costas do personagem

A mesma referência deverá ser entregue em 1 (uma) via e NÃO será devolvida ao final do evento; pode ser enviada por email se preferir

Caso o participante não traga ou não envie a imagem de referencia, ele não será impedido de participar do concurso cosplay, porém terá a penalidade de 0,5 (meio) pontos na média final.

2 - INSCRIÇÃO

Será realizada pelo email cosfantasy@gmail.com:

O participante deverá enviar os seguintes dados

Nome Completo

RG ou CPF

Personagem

Origem

Imagem de referência

Qual dia irá desfilar: Dia 19 - sábado 21:15h ou Dia 20 - domingo 15:15h

somente poderá escolher um dos dois dias para participar

O cosplayer que não estiver presente até 30 min antes da apresentação perderá sua vaga no desfile e outra pessoa poderá se inscrever, até no máximo 20 min antes do concurso em caso de haver vagas

No momento em que chegar sua vez e não estiver presente o cosplayer é automaticamente desclassificado, a apresentação deverá respeitar a ordem estabelecida no dia do evento.

3 – CATEGORIAS E HORARIOS DE APRESENTAÇÃO

Horários definidos pela organização do Festival do Japão

Horário do desfile cosplay

Sábado dia 19 de Agosto às 21:15h

Domingo dia 20 de Agosto às 15:15h

A inscrição online deverá ser feita até esta sexta feira dia 18 de agosto através do email cosfantasy@gmail.com

O concurso cosplay será realizado na seguinte categoria:

Desfile

Esta categoria não terá julgamento por interpretação, apenas por roupa.

Os participantes caminham pelo palco nos lugares indicados onde em seu centro deve parar brevemente para avaliação dos juízes.

O número máximo de participantes no concurso cosplay será dividido conforme lista abaixo:

Concurso de desfile cosplay sábado: 20 participantes.

Concurso de desfile cosplay domingo: 20 participantes.

4 - REGRAS

O concurso é aberto para todos que possuam idade igual ou superior aos 5 anos de idade

É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores e staffs do evento, sendo permitida a participação de convidados (como palestrantes, professores de workshops e participantes do Teatro Cosplay)

São considerados válidos cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público. Serão desclassificados – nas categorias Desfile – personagens originários de fanzines e fóruns, assim como “cosplays originais”. Em todas as categorias é vetada ainda a participação e representação de personagens pornográficos ou eróticos (hentai) como medida de segurança e integridade física para menores de idade e participantes em geral.

O cosplayer deverá fazer sua apresentação de acordo com a categoria escolhida, e respeitar a saída e entrada do palco como indicada pelos coordenadores do evento

Não poderão ser usadas bombas de fumaça e qualquer tipo de líquido que possa sujar o palco, qualquer tipo de explosivo está terminantemente proibido. Este exemplo se aplica tambéms a qualquer coisa que possa sujar o palco como talco, pós e similares, mesmo que for forrar o palco a utilização é vetada e leva a desclassificação automática.

Não será permitida a participação e representação de personagens eróticos (hentai), ou de personagens que não sejam de acesso público.

A interação com a platéia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos, nem exceda o tempo estipulado para a apresentação do participante ou atrapalhe o andamento do concurso.

Não será permitida a utilização de armas, itens ou objetos que coloquem em perigo aos indivíduos presentes no evento. Espadas, kunais, ou qualquer arma branca não poderá ter corte.

É proibido pular para fora do palco ou atirar objetos que possam FERIR outro participante e pessoas em geral.

5 - APRESENTAÇÃO

As apresentações se darão em horário a ser definido, conforme programação do evento.

Os cosplayers devem chegar prontos e preparados no local de apresentação com no Maximo de 30 (trinta) minutos de antecedência do horário estabelecido para a apresentação.

Os cosplayers devem estar atentos para a ordem de chamada para a apresentação, que será definida pela organização do evento.

As apresentações da categoria desfile não poderão ultrapassar 20 (vinte) segundos.

Caso o participante ultrapasse o tempo de tolerância será levantada uma bandeira para o público sinalizando sua desclassificação. Será sinalizado o tempo excedido junto com os 30 segundos de tolerância. Excedendo este tempo, o áudio será cortado e o participante convidado a se retirar do palco.

Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do mesmo.

Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentados ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.

O cosplayer será identificado através de um código ou número ao qual deve ser mantido com o mesmo para sua identificação pelos juízes.

O cosplayer se responsabiliza pela integridade de aparelhagem e acessórios do evento quando em seu poder. Ou seja, deverão tomar muito cuidado com os microfones e caixas de som. Caso seja permitido ao cosplayer segurar o microfone e ele o deixar cair no chão ou bater o mesmo, ele será desclassificado, seja o ato feito com esta intenção ou não.

Os cosplayers poderão levar para o júri material de apoio impresso como: letra de música, imagem do personagem, resumo de personalidade; desde que leve uma cópia para os juízes (são quatro por banca) e uma para a coordenação do concurso. O mesmo deve entregar o material no momento da inscrição para o concurso. Vale destacar que o material de apoio deve ser coerente com a apresentação, cabendo a coordenação do concurso julgar se o mesmo se enquadra ou não dentro deste quesito. Este material impresso não será devolvido, pois ajudará o juiz em seu julgamento.

Serão aceitos apenas materiais impressos. DVDs e outras mídias não serão aceitas.

6 - DESCLASSIFICAÇÃO

O não preenchimento da Ficha de Inscrição ou preenchimento incompleto/incorreto acarretará na desclassificação imediata do concorrente.

O não cumprimento das regras aqui descritas ou observadas neste documento, sujeita o cosplayer à desclassificação.

O cosplayer que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado, não podendo realizar sua apresentação no final das apresentações dos participantes que respeitaram sua ordem.

O tempo de cada apresentação será cronometrado. Aqueles que ultrapassarem seu tempo de interpretação serão DESCLASSIFICADOS do concurso, tendo sua nota com valor igual a ZERO.

Caso o cosplayer desista de se apresentar, deve informar antecipadamente a coordenação de Cosplay.

7 - OBSERVAÇÕES FINAIS

Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e pela coordenação de palco. A decisão será soberana e inquestionável, não cabendo interferência da direção do evento.

 

Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.

A premiação será divulgada no dia do evento, e entregue aos vencedores no palco, o não comparecimento do participante no momento da premiação irá implicar na perda do mesmo e não haverá repasse para a próxima colocação.

Todos os participantes do concurso cosplay do Festival do Japão concordam em ceder sua imagem para divulgação do evento.